segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sedentarismo

O sedentarismo é a falta ou a diminuição da actividade física. A pessoa sedentária é aquela que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais, não necessariamente em actividades desportivas. Isto acarreta um grande risco à saúde: o sedentarismo está associado ao aumento da incidência de diversas doenças, como obesidade, diabetes, aumento do mau colesterol (LDL), depósito de gordura nas artérias, hipertensão arterial e enfarte do miocárdio.
As pessoas reduzem progressivamente o nível de actividade física a partir da adolescência. Com a diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. Por isso, os especialistas recomendam: MOVIMENTE-SE, pois a actividade física é um grande aliado na redução e na manutenção de um peso saudável. Além disso, pesquisas americanas revelam que a expectativa de vida sobe em média, 5 anos para os praticantes de actividade física regular.
Tem-se dado um grande aumento de pessoas sedentárias ao longo dos anos. Com os equipamentos electrónicos como computador, DVD, vídeo jogos, e ainda mais com a internet as pessoas não saem de casa nem mesmo para fazer compras, pois podem pedir em casa por telefone ou pela internet e isso fez com que o sedentarismo crescesse muito.
Com uma vida sedentária a pessoa pode ter inúmeros problemas de saúde como perda de flexibilidade articular, regressão funcional, comprometer o funcionamento de muitos órgãos, causa hipotrofia de fibras musculares e as doenças como diabetes, Hipertensão arterial, aumento do colesterol, obesidade, infarto do miocárdio e também possui uma grande parcela de culpa em casos de morte súbita.
É possível prevenir todas essas doenças tendo uma qualidade de vida melhor fazendo caminhadas, frequentando um ginásio, andando de bicicleta, praticar desportos como futebol, fazer natação e muitas outras atividades podem ajudar muito a acabar não somente com as doenças, mas também com o que mais influencia na causa delas que é o sedentarismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário